Um copo, uma taça, uma xícara

Review: Nespresso Essenza Mini

A Nespresso possui uma boa variedade de máquinas de café expresso, que atendem a todos os estilos (e bolsos). A Essenza Mini é a máquina mais minimalista da Nespresso e a que mais usamos aqui em casa. Nós também temos uma Nespresso Expert e pretendemos colocá-la no escritório (que ainda não está pronto), mas a Essenza Mini vem sendo a mais usada principalmente porque não ocupa tanto espaço e pode ser colocada em qualquer lugar da casa.

Hoje, ela fica em cima da bancada que divide a cozinha da sala e foi um dos primeiros itens que chegou ao #ap163 (antes mesmo dos outros eletrodomésticos maiores, do sofá e da TV, rs).

Leia mais: Vale a pena fazer uma Assinatura Nespresso?

Após 3 meses de uso, a Andressa se sentou à frente do computador (acompanhada de um Arpeggio, claro!) para escrever sobre a Essenza Mini. Confira abaixo nossa opinião sobre a máquina e se sinta à vontade para fazer perguntas ou deixar seu comentário ao final do post.

nespresso-essenza-mini-vale-a-pena-um-cafe-pra-dois-01

Design

Minimalismo é a palavra da vez. E a Nespresso levou esse conceito para a Essenza Mini. O modelo possui duas variações de design: um com uma estrutura mais reta, disponível em preto e branco; o outro tem um visual “afunilado” e está disponível em verde, vermelho e preto fosco – e nós escolhemos a da imagem ao lado, pois achamos que ela é a mais discreta e elegante de todas. Foi amor à primeira vista.

Funcionalidades

A Essenza Mini faz o básico do dia a dia (e o essencial!): ela possui um botão para Espresso (40 ml) e outro para Lungo (110ml). Para comparação, a Expert faz quatro tipos de café: além de Espresso e Lungo, ela também faz Ristretto (25 ml) e Americano (150 ml).

Nem botão de liga/desliga ela tem. Para fazer isso, basta apertar os seus dois únicos botões juntos. No começo, essa “dinâmica” causou algumas confusões, mas nada que algumas semanas de prática não tenham resolvido.

nespresso-essenza-mini-vale-a-pena-um-cafe-pra-dois-gif

Nesse quesito, um ponto negativo é a falta de iluminação que sinaliza os níveis do reservatório de água. Nas outras máquinas que usamos, a luz branca sinaliza que a quantidade de água no reservatório está ok e a vermelha sinaliza que não há água o suficiente para fazer o café. A Essenza Mini não dá esse aviso ao usuário e quando não nos atentamos aos níveis de água antes de fazer o café, acabamos percebendo isso apenas ao final do processo – e faz com que “percamos” uma cápsula. Não é algo que estraga completamente a experiência, mas é um ponto que poderia ser melhor.

Capacidade

Minimalismo é minimalismo. Isso significa uma máquina menor, com uma capacidade menor. O reservatório de água tem capacidade de 600 ml e o recipiente de cápsulas usadas tem capacidade de 6 cápsulas.

Aqui em casa, consumimos de 2 a 4 cápsulas por dia. Então, praticamente a cada dois dias precisamos esvaziar o recipiente de cápsulas usadas – o que é um processo simples e prático, mas é outro ponto no qual precisamos nos atentar antes de fazer nosso café.

E as cápsulas usadas? Conheça o Programa de Sustentabilidade da Nespresso.

Vale a pena ter uma Essenza Mini?

Sim! Apesar de ter os pontos negativos que citamos nesse review, nenhum deles causa grande impacto na experiência do usuário. A Essenza Mini é ideal para quem gosta daquele café “básico”, sem muita complicação, e está procurando uma máquina compacta. Ela é super elegante e pode ficar na bancada da cozinha, em um pequeno aparador ou até mesmo em cima de sua mesa de trabalho.

Para saber mais sobre a Essenza Mini, clique aqui.

Comentários

You Might Also Like

4 Comentários

  • Reply Daniela Martins 20 de agosto de 2019 at 16:53

    Vi um comentário sobre a maquina fazendo várias críticas, vocês podiam confirmar se é o caso?

    “Na primeira visita que recebemos oferecemos cafés expresso para os convidados e mais ou menos no quinto café que estávamos passando começou um cheio terrível de plástico queimado, horrível, intragável, nojento mesmo! Pensamos que pudesse ser a cápsula, mudamos o sabor, passamos mais 2 ou 3 e continuou, percebemos que era a máquina. Uns dias depois liguei no 0800 para reclamar e ver o que fazia, recebi a resposta de que “é normal” porque a máquina é de pequeno porte, não serve para passar muitos cafés seguidos. Não gostei da resposta, porque em nenhum momento a Nespresso deixa claro o porte de suas máquinas, nem se elas tem “limite” de cafés que consegue extrair. Escrevi um e-mail para o site. Como resposta recebi um email educado mas sem nenhuma solução e uma ligação de um consultor que retornaria em 30 minutos e nunca mais retornou. Além do problema citado acima (que ao meu ver é bem grave!) ela tem mais alguns pontos bem ruins:
    – Faz muito barulho, e o barulho aumenta gradativamente enquanto você passa o café, é terrível;
    – Passa cafés com quantidades diferentes de água, o primeiro sai longo, o segundo sai uns 2/3 da quantidade de água do primeiro, mesmo sendo a mesma cápsula na mesma configuração;
    – Não tem ou não funciona o cessa gotas. Se você passa café numa xícara maior, que não caiba sobre o compartimento, ao retirar a xícara faz a maior sujeira no balcão/mesa, é muito ruim, fica pingando mesmo depois de soltar a capsula para o recipiente de descarte”

    Desde já agradeço!

    • Reply Andressa Jordano 12 de setembro de 2019 at 18:22

      Oi, Daniela! Tudo bem? Mil desculpas pela demora na resposta do seu comentário, espero que ainda possa te ajudar 🙂

      Não tivemos nenhum problema assim com essa máquina. Fazemos vários cafés seguidos quando recebemos nossa família em casa (sério, é coisa de uns 8 cafés feitos um atrás do outro) e ela sempre “performou” muito bem.

      E, sobre os outros problemas, também não passamos por nada parecido. Ela faz um barulhinho, mas acho que ele é até que baixo quando comparado com o barulho que outras máquinas fazem (a Pixie faz um barulho que dá pra ouvir na casa toda, hahaha). Também não tivemos problemas com a máquina passando o café em tamanhos diferentes, até cheguei a fazer um teste e ela passa direitinho o Espresso e o Lungo (mas, pelo que pesquisei, uma reconfiguração rápida pode resolver esse problema – tem até vídeo oficial da Nespresso com um tutorial bem simples). A falta de um cessa gotas realmente é algo um pouco chato, mas não é algo que exatamente nos incomoda. Quando usamos xícaras menores é super ok, porque as gotas caem numa espécie de reservatório, mas quando usamos uma xícara maior, só esperamos mais alguns segundos para que pare de pingar. Foi algo que acabamos nem colocando no review porque, sinceramente, nem lembramos desse ponto.

      Na minha humilde e sincera opinião (a gente recebe zero reais – e zero cápsulas, hahaha – pra produzir conteúdo sobre a marca), acho que a pessoa que fez essa reclamação deu um mega azar (tanto com a máquina, quanto com o atendimento). Nós temos a Essenza Mini há alguns meses, os pais do Victor também têm uma e acabamos de presentear minha mãe com outra, e sinceramente as experiências com as outras máquinas têm sido muito boas. Realmente, acho que a pessoa que teve esses problemas pegou uma máquina cheia de defeitos. E também acho que houve um problema de atendimento, o certo seria já terem recolhido essa máquina para análise e para troca. Sobre o atendimento da Nespresso, precisamos usar poucas vezes, mas sempre nos ajudaram de forma bem eficiente (nos ajudaram a reconfigurar uma máquina Expert que ficou parada por uns meses e estava toda esquisita).

      Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário <3
      Beijos,
      Andressa

  • Reply Joy 2 de agosto de 2020 at 23:42

    Boa noite!gostaria de saber se as luzes pagam sozinha depôs de pronto o café?

  • Reply Nespresso lança acessório de edição limitada em parceria exclusiva com Chiara Ferragni – Um café pra dois 8 de junho de 2021 at 14:32

    […] colaboração Nespresso x Chiara Ferragni conta com uma máquina Vertuo Next, uma Essenza Mini, um Aeroccino 3, uma xícara Vertuo Gran Lungo e uma Caneca Térmica […]

  • Faça um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Receba conteúdo exclusivo via e-mail

    Olá! Que bom te ver por aqui :)
    Para não perder os próximos posts do Um Café Pra Dois e ainda receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
    Email address
    Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam :)