Inspiração

As músicas e o cérebro: Neurocientistas criam playlist que diminui a ansiedade

Quem vive com os fones de ouvidos diariamente, já deve ter percebido que algumas músicas fazem nosso humor mudar repentinamente. Isso não é coincidência, de acordo com a Mindlab, organização britânica especializada em estudos referentes aos impactos que a comunicação exerce sobre o nosso cérebro, existem músicas que podem induzir níveis de stress.

Segundo os neurocientistas da Mindlab, eles selecionaram 10 músicas que podem diminuir a ansiedade de uma pessoa. Na lista, músicas como “Someone Like You”, da Adele, “Strawberry Swing”, do Coldplay, e (óbvio) “Watermark”, da Enya. Abaixo você confere a playlist completa (incluindo a faixa completa “Weightless”, do grupo Marconi Union. Essa faixa foi composta em parceria com a British Academy of Sound Therapy, com o objetivo de proporcionar relaxamento).

Estudos como os feitos pela Mindlab não são nenhuma novidade. Para quem tem um certo tempo de internet, deve se lembrar das “drogas sonoras”, uma série de músicas (ou seriam barulhos?) que prometiam induzir efeitos semelhantes à da maconha, LSD e outras drogas. Lembro que, na época, tinham usuários que vendiam os mp3 como se fossem drogas ilícitas digitais. Um tempo depois apareceu o I-doser, hoje um acervo de “doses binaurais”, que promete induzir o cérebro a diversos efeitos diferentes. Segundo a empresa, quem quiser investir 100 dólares, é possível desenvolver doses customizadas de binaurais.

De acordo com a pesquisadora Helane Wahbeh, da Oregon Health and Science University, as batidas binaurais são provocadas quando as pessoas ouvem duas ondas sonoras diferentes simultaneamente, mas até hoje não existe uma pesquisa conclusiva que confirme as alterações no estado de consciência de uma pessoa.

Comentários

You Might Also Like

Seja o primeiro a comentar!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba conteúdo exclusivo via e-mail

Olá! Que bom te ver por aqui :)
Para não perder os próximos posts do Um Café Pra Dois e ainda receber conteúdo exclusivo em seu e-mail, assine agora a nossa newsletter.
Email address
Fique tranquilo, nós nunca te enviaremos spam :)